sexta-feira, 18 de maio de 2007

Cérebro




O cérebro é um órgão do sistema nervoso central situado no interior da caixa craniana de diversos animais vertebrados, dentre eles o ser humano. Divide-se em hemisférios cerebrais e estruturas intra-hemisféricas, sendo os hemisférios distintos pelas pregas nas suas superfícies, que formam giros, os quais são separados por sulcos ou fendas.



Pequenos invertebrados como insetos podem ter 1 milhão de neurônios no cérebro; já o cérebro de animais vertebrados maiores pode ter mais de 1 trilhão de neurônios.


O cérebro é divido em Diencéfalo, Mesencéfalo, cerebelo e bulbo.

Diencéfalo: é a região do cérebro que inclui epitálamo, tálamo, subtálamo e hipotálamo.

Podemos referir também que o diencéfalo se encontra limitado anteriormente por uma linha imaginária que parte da comissura anterior até ao quiasma óptico e posteriormente por uma linha imaginária que vai desde a comissura posterior até aos corpos mamilares.









Mesencéfalo: Do ponto de vista anatómico, o mesencéfalo é a vesícula intermédia originária do tubo neural aquando da formação do cérebro durante o desenvolvimento embrionário em animais. O mesencéfalo é anteriormente adjacente à protuberância (pons) e posteriomente adjacente ao diencéfalo.
Cerebelo: O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal, controle do tónus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelosos, e por uma parte central, chamada de Vermis. O termo Cerebelo deriva do latim e significa "pequeno cérebro". Embora represente apenas 10% do volume total do cérebro, contem aproximadamente metade do número de neurónios do cérebro.
O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico.
Quando o cerebelo é lesado, os principais sintomas são:
Descoordenação dos movimentos (ataxia);
Perda do equilíbrio;
Diminuição do tônus da musculatura esquelética.
Dismetria: dificuldade para "calcular" o movimento. Pode-se testar pedindo ao paciente para que toque a ponta do nariz com dedo indicador.
Decomposição: os movimentos são decompostos, realizados em etapas por cada articulação.
Disdiadococinesia: dificuldade para realizar movimento rápida e alternadamente.Pode-se testar pedindo ao paciente que toque com o polegar os dedos indicador e médio.
Rechaço: ao se pedir ao paciente que flexione cotovelo contra resistência, ao retirar a mão, o braço do paciente tende a ir contra o tórax pela demora da ação da musculatura extensora.
Tremor: tremor que se acentua ao final do movimento(tremor intencional).
As lesões hemisféricas do cerebelo manifestam-se do mesmo lado afetado. Já a alesão do vérmis acarreta perda equilíbrio com alargamento da base de sustentação na posição bípede e marcha atáxica.
Bulbo: O bulbo é um componente do tronco encefálico, juntamento com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. A forma do bulbo lembra um cone cortado, no qual a substância branca é externa e a cinzenta é interna. É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito (mais específico da área postrema). Por isso uma pancada nessa área ou a sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posteriormente, causa morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.

Nenhum comentário: