sexta-feira, 18 de maio de 2007

Nervos



Um nervo é uma estrutura de forma semelhante a um cabo, constituido de axônios e dentritos.


Os nervos fazem parte do sistema nervoso periférico. Nervos aferentes conduzem sinais sensoriais (da pele ou dos órgãos dos sentidos, por exemplo) para o sistema nervoso central, enquanto nervos eferentes conduzem sínais estimulatórios do sistema nervoso central para os órgãos efetores, como músculos e glândulas.
Estes sinais, às vezes chamados de impulsos nervosos, também são conhecidos como potenciais de ação: impulsos elétricos de condução rápida, que começam geralmente no corpo celular do neurônio e se propagam rapidamente através do axônio até a sua ponta ou "terminal". Os sinais se propagam do terminal ao neurônio adjacente através de um espaço chamado sinapse.


Anatomia:


Nervos podem conter fibras que servem todas ao mesmo propósito; por exemplo nervos motores (eferentes), cujos axônios terminam todos em fibras musculares e estimulam a contração. Por outro lado, nervos sensoriais (aferentes) recebem sinais vindos dos órgãos dos sentidos. Alguns nervos podem ser mistos, e serem compostos tanto por fibras aferentes como eferentes.
Os nervos podem se originar ou da medula espinhal ou do encéfalo (os chamados nervos cranianos). A origem ou o término dos nervos da medula espinhal possui relação com sua função. Nervos eferentes entram na medula pelo chifre dorsal (isto é, mais perto das costas), enquanto que os feixes aferentes saem da coluna através do chifre ventral (isto é, mais perto do ventre)



Importância Clínica:




Nervos podem conter fibras que servem todas ao mesmo propósito; por exemplo nervos motores (eferentes), cujos axônios terminam todos em fibras musculares e estimulam a contração. Por outro lado, nervos sensoriais (aferentes) recebem sinais vindos dos órgãos dos sentidos. Alguns nervos podem ser mistos, e serem compostos tanto por fibras aferentes como eferentes.
Os nervos podem se originar ou da medula espinhal ou do encéfalo (os chamados nervos cranianos). A origem ou o término dos nervos da medula espinhal possui relação com sua função. Nervos eferentes entram na medula pelo chifre dorsal (isto é, mais perto das costas), enquanto que os feixes aferentes saem da coluna através do chifre ventral (isto é, mais perto do ventre).


Nervos Cranianos: Os nervos cranianos são os nervos que possuem origem aparente (lugar onde o nervo aparenta sair do encéfalo, enquanto que origem real é onde estão presentes os corpos celulares dos neurônios que formam o nervo) no encéfalo.




Na espécie animal, os nervos cranianos agrupam-se em doze pares. Entretanto, os pares de nervos cranianos I e II (nervo olfatório e nervo óptico, respectivamente), embora classificados como nervos cranianos, não são tecnicamente considerados nervos, mas sim prolongamentos do sistema nervoso central.




Abaixo estão os 12 pares de nervos cranianos e suas funções.


I
olfatório
função:
Olfação
Componente: sensitivo
Núcleo: Núcleo olfatório anterior

II
óptico
função: Visão
componente: sensitivo
núcleo: Núcleo geniculado lateral

III
motor ocular comum/oculomotor
função: Motricidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupila, todos os músculos extrínsecos do bulbo do olho, exceto os listados para os nervos cranianos IV e VI
componente: motor
núcleo: Oculomotor nucleus, Edinger-Westphal nucleus

IV

patético/troclear
função: Motricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olho
componente: motor
núcleo: Núcleo troclear

V
trigêmeo
função:Controle dos movimentos da mastigação (ramo motor);Percepções sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial).
componente: sensitivo e motor
núcleo: Principal sensory trigeminal nucleus, Spinal trigeminal nucleus, Mesencephalic trigeminal nucleus, Trigeminal motor nucleus

VI
motor ocular externo/abducente
função:
Motricidade do músculo reto lateral do bulbo do olho
componente: motor
núcleo: Núcleo abducente

VII
facial
função: Controle dos músculos faciais – mímica facial (ramo motor);Percepção gustativa no terço anterior da língua (ramo sensorial).
componentes: sensitivo e motor
núcleo: Núcleo facial, núcleo solitário, núcleo salivatório superior

VIII
auditivo/vestibulococlear
função:
Vestibular: orientação e movimento. Coclear: audição
componente: sensitivo
núcleo: Núcleo vestibular, núcleo coclear

IX
glossofaríngeo
função:
Percepção gustativa no terço posterior da língua, percepções sensoriais da faringe, laringe e palato.
componenete: sensitivo e motor
núcleo: Núcleo ambíguo, núcleo salivatório inferior, núcleo solitário

X
vago/pneumogástrico
função: Percepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras. Inervação das vísceras torácicas e abdominais.
componenete: sensitivo e motor
núcleo: Núcleo ambíguo, núcleo vagal motor dorsal, núcleo solitário

XI
espinhal/acessório
função: Controle motor da faringe, laringe, palato, dos músculos esternoclidomastóideo e trapézio.
componente: motor
núcleo: Núcleo ambíguo, núcleo acessório espinhal

XII
grande hipoglosso
Função: Motricidade dos músculos da língua (exceto o músculo palato glosso)
componete: motor
núcleo: Núcleo hipoglosso


referência: wikipédia






Nenhum comentário: