sexta-feira, 18 de maio de 2007

Medula Espinhal

A medula nervosa espinhal ou medula espinhal, é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.

Forma e Divisão:

A medula espinal tem a forma de um cordão arredondado, que é percorrido por sulcos longitudinais. É achatada de diante para trás apresentando duas dilatações, ou intumescências, a dilatação (intumescência) cervical(situada na região cervical)e a dilatação (intumescência) lombar (inferior, ocupa a região lombar). Pode ser dividida em 6 porções: porção cervical superior, dilatação cervical, porção dorsal, dilatação lombar, cone terminal e filamento terminal.


Funções:


Conduzir impulsos nervosos do corpo para o encéfalo
Produzir impulsos nervosos coordenando atos como, por exemplo, O reflexo involuntário.
Em torno da medula espinal existe um líquido, de consistência semelhante à água: o líquor ou líquido céfaloraquideano. Esse líquido banha todo o sistema nervoso central.


A medula espinal pode ser sede de diversas doenças. A mais comum é a de origem traumática. A secção transversal completa da medula espinal cervical alta provoca paralisia dos membros, dos músculos respiratórios e do diafragma (pentaplegia). A lesão medular peri-cervical baixa provoca paralisia dos quatro membros (tetraplegia). As lesões medulares torácicas ou lombares provocam paralisia dos membros inferiores (paraplegia ou paraplegia crural). A medula nervosa espinal também pode ser sede de tumores, de doenças degenerativas, infecciosas e infartos vasculares (por isquemia ou hemorragia).


Uma de suas principais áreas de irrigação sanguínea, na região torácica média, é originada da artéria de Adamkiewicks (oriunda da aorta torácica descendente). A obstrução ou lesão desta artéria causa infarto medular e consequente paraplegia. A medula nervosa espinal não deve ser confundida com a medula óssea.


Referência: Wikipédia.

Nenhum comentário: