quinta-feira, 19 de abril de 2007

Introdução Sistema Nervoso




O sistema nervoso de um animal coordena a atividade dos músculos, monitora os órgãos, constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações. Os neurônios e os nervos são participantes importantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes. Todas as partes do sistema nervoso são feitas de tecido nervoso.




O sistema nervoso dos vertebrados é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). O SNC consiste do cérebro e da espinha dorsal. O SNP consiste de todos os outros nervos e neurônios que não possuem vínculo com o SNC.




O SNP é formado por Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autônomo.


O Sistema Nervoso Somático é responsável pela coordenação dos movimentos do corpo e também por receber estímulos externos. Este é o Sistema que regula as atividades que estão sob controle consciente.




O sistema nervoso autônomo é dividido em sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático e sistema nervoso entérico.




O sistema nervoso simpático responde ao perigo iminente ou stress, e é responsável pelo incremento do batimento cardíaco e da pressão arterial, entre outras mudanças fisiológicas, juntamente com a sensação de excitação que se sente devido ao incremento de adrenalina no sistema.


O sistema nervoso parassimpático, por outro lado, torna-se evidente quando o animal está descansando e sente-se relaxado, e é responsável por coisas tais como a constrição pupilar, a redução dos batimentos cardíacos, a dilatação dos vasos sanguíneos e a estimulação do sistema digestivo e genitourinário.


O papel do sistema nervo entérico é gerenciar todos os aspectos da digestão, do esôfago ao etômago, intestino delgado e cólon.


Referência: pt.wikipedia.org




Nenhum comentário: